Paraná inicia a colheita do trigo

Aconteceu em Outubro na Ballagro
abril 20, 2020
Venda de soja da safra nova chega a 25%
abril 20, 2020

Maior produtor nacional, o estado do Paraná iniciou a colheita do trigo. Nesta semana, o Departamento de Economia Rural (Deral) divulgou que as maquinas passaram por 1% da área plantada no estado, que é de 1,320 milhão de hectares.

De acordo com o Departamento, ligado à Secretaria da Agricultura do Estado, 80% das lavouras ainda por colher são consideradas de boas condições, 18% médias e 2% ruins. Do total, 24% das lavouras atingiram o estágio de maturação. Outros 36% estão em frutificação, 24% em floração e 16% ainda na fase de desenvolvimento vegetativo.

A expectativa do governo paranaense é de uma produção de 3,962 milhões de toneladas de trigo. Se confirmado, o número representará um crescimento de 4% em relação ao ano passado, mesmo com área 5% menor. A expectativa de produtividade é de 3 toneladas por hectare, 9% a mais que em 2014.

Com relação aos preços do trigo, o cenário é de alta neste mês, de acordo com o indicador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), com base no trigo paranaense. A alta acumulada até esta terça-feira (18/8) é de 0,92%, com a tonelada cotada a R$ 651,80.

“Os preços do trigo têm registrado movimentos distintos. Em alguns casos, predomina o desinteresse de moinhos que aguardam a oferta da nova safra. Em outros, compradores elevam os valores ofertados com o objetivo de garantir o fechamento de negócios, receosos de que o dólar venha a encarecer as compras que precisarão ser feitas em curto e médio prazos”, informa o Cepea.

Fonte: Rafael Salomão/ Globo Rural

Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *