Metarhizium anisopliae e sua utilização

Os nematoides na cultura do milho
abril 16, 2020
Beauveria bassiana e sua utilização
abril 16, 2020

Texto escrito por: Fabio Domingues

 Hoje existe um grande desequilíbrio causado na agricultura pelas pragas e doenças.

Mas hoje iremos falar um pouco sobre a cigarrinha-das-pastagens, cigarrinha-da-cana-de-açúcar, larvas de raízes, brocas e corós de solo, vaquinhas e coleópteros.

Em pastagens os adultos infectam as áreas, e podem atacar outras lavouras próximas trazendo grandes danos. As folhas picadas mostram áreas cloróticas e com sinais de necrose o que pode levar a morte da planta.

No caso da cana-de-açúcar, há a extração de grande quantidade de água e nutrientes das raízes pelas ninfas, redução do teor de açúcar nos colmos, aumento do teor de fibras e também o aumento dos colmos mortos, o que diminui a capacidade de moagem.

Em repolho, diversos pesquisadores relacionam a ocorrência de fitoplasma – nomes populares: pratinho, pé-macho – à presença de cigarrinhas nas lavouras.

Em morango, a transmissão de fitoplasma por cigarrinhas causa inúmeros distúrbios fisiológicos que reduzem drasticamente a capacidade produtiva das plantas.

Nos últimos anos a pesquisa e desenvolvimento evoluiu muito com os agentes microbiológicos. Entre um desses agentes microbiológicos se destaca o Metarhizium anisopliae, um microrganismo benéfico que está presente em nossa natureza e é um agente de controle biológico.

Metarhizium é considerado um organismo benéfico, capaz de diminuir a população de uma praga ou doença e beneficiando um organismo que pode auxiliar em processos metabólicos das plantas.

Ele tem sido uma ferramenta indispensável nos dias de hoje para agricultura convencional e orgânica.

O controle biológico é considerado um organismo benéfico capaz de diminuir a população das pragas e doenças mantendo um nível que não cause danos econômicos em sua lavoura.

Metarhizium anisopliae, age por contato, entretanto a morte do inseto se dá pela infecção generalizada causada pelo fungo.

Lembrando que para uma boa eficiência do fungo Metarhizium spp. temos que tomar alguns cuidados como: TEMPERATURA ABAIXO DE X, UMIDADE ACIMA DE X, uniformidade de aplicação para que o produto atinja o alvo, e o fungo se estabeleça.

O produto é ideal para manejo integrado de pragas e doenças. (MIP), preservando os inimigos naturais, além de possuir fácil associação com outros métodos de controle.

Salientamos que o Registro no Ministério da Agricultura é imprescindível.

O produto é excelente para o controle das seguintes pragas:

– Cigarrinha das pastagens.

– Cigarrinha da cana de Açúcar.

– Larvas de raízes, brocas e corós de solo, vaquinhas, coleópteros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *