Texto escrito por: Fabio Domingues.
Hoje existe um grande desequilíbrio causado na agricultura pelas pragas e doenças.
Mas hoje iremos falar um pouco sobre a cigarrinha-das-pastagens, cigarrinha-da-cana-de-açúcar, larvas de raízes, brocas e corós de solo, vaquinhas e coleópteros.
Em pastagens os adultos infectam as áreas, e podem atacar outras lavouras próximas trazendo grandes danos. As folhas picadas mostram áreas cloróticas e com sinais de necrose o que pode levar a morte da planta.
No caso da cana-de-açúcar, há a extração de grande quantidade de água e nutrientes das raízes pelas ninfas, redução do teor de açúcar nos colmos, aumento do teor de fibras e também o aumento dos colmos mortos, o que diminui a capacidade de moagem.
Em repolho, diversos pesquisadores relacionam a ocorrência de fitoplasma – nomes populares: pratinho, pé-macho – à presença de cigarrinhas nas lavouras.
Em morango, a transmissão de fitoplasma por cigarrinhas causa inúmeros distúrbios fisiológicos que reduzem drasticamente a capacidade produtiva das plantas.
Nos últimos anos a pesquisa e desenvolvimento evoluiu muito com os agentes microbiológicos. Entre um desses agentes microbiológicos se destaca o Metarhizium anisopliae, um microrganismo benéfico que está presente em nossa natureza e é um agente de controle biológico.
O Metarhizium é considerado um organismo benéfico, capaz de diminuir a população de uma praga ou doença e beneficiando um organismo que pode auxiliar em processos metabólicos das plantas.
Ele tem sido uma ferramenta indispensável nos dias de hoje para agricultura convencional e orgânica.
O controle biológico é considerado um organismo benéfico capaz de diminuir a população das pragas e doenças mantendo um nível que não cause danos econômicos em sua lavoura.
O Metarhizium anisopliae, age por contato, entretanto a morte do inseto se dá pela infecção generalizada causada pelo fungo.
Lembrando que para uma boa eficiência do fungo Metarhizium spp. temos que tomar alguns cuidados como: TEMPERATURA ABAIXO DE X, UMIDADE ACIMA DE X, uniformidade de aplicação para que o produto atinja o alvo, e o fungo se estabeleça.
O produto é ideal para manejo integrado de pragas e doenças. (MIP), preservando os inimigos naturais, além de possuir fácil associação com outros métodos de controle.
Salientamos que o Registro no Ministério da Agricultura é imprescindível.
O produto é excelente para o controle das seguintes pragas:
– Cigarrinha das pastagens.
– Cigarrinha da cana de Açúcar.
– Larvas de raízes, brocas e corós de solo, vaquinhas, coleópteros.